Sex, 24 de março de 2017, 09:46

UFS é contemplada com bolsa da Universidade de Oxford para aquisição de livros sobre Ciência, Filosofia e Religião
Obras devem estar disponíveis na Bicen nos próximos meses
Segundo o professor Arthur Grupillo, de Filosofia, com a bolsa será possível adquirir cerca de 150 livros. (foto: Ronaldo Gomes/bolsista Ascom UFS)

A Universidade Federal de Sergipe foi uma das instituições da América Latina contempladas pela seleção de bolsas de subsídio oferecidas pelo Ian Ramsey Centre para Ciência e Religião (IRC), da Universidade de Oxford (Grã-Bretanha), para a compra de livros sobre Ciência, Filosofia e Religião.

Foram oferecidos US$ 6 mil para as aquisições, que estarão disponíveis no acervo da Biblioteca Central (Bicen), no campus de São Cristóvão, nos próximos meses. Segundo o professor Arthur Grupillo, do Departamento de Filosofia (DFL), com esse valor será possível adquirir cerca de 150 livros.

Ainda de acordo com o docente, a iniciativa de participar da seleção foi motivada pelo grupo de estudos que coordena, o Grupo Interdisciplinar Fé e Saber (Gifs).

“Nós trabalhamos com alunos de iniciação científica, voluntários, eventualmente mestrandos. [...] São iniciativas que vêm responder a certa necessidade, tanto colocada pela época quanto pela própria comunidade universitária, de realizar o estudo técnico com questões mais abrangentes a respeito da vida”, conta.

Para concorrer às bolsas, as universidades interessadas enviaram um relatório explicando os motivos pelos quais deveriam ganhar o subsídio para a compra dos livros.

“Existe uma demanda, temos um grupo de estudos sobre esses temas e realizamos um evento anual sobre isso, então há condições de fomentar na UFS interesses nessas chamadas grandes questões, que não são técnicas, mas também não são somente filosóficas, nem científicas ou religiosas, são as três coisas ao mesmo tempo”, diz o professor. O evento em questão é chamado de Fé e Saber e terá sua quarta edição realizada ainda este ano.

Além disso, foi preciso uma carta de recomendação escrita por Luiz Marchiotti Fernandes, diretor da Bicen, declarando que a biblioteca tinha interesse e espaço para a disponibilização do acervo para a comunidade acadêmica.

Escolha dos livros

Os US$ 6 mil destinados à compra dos livros devem ser recebidos em duas parcelas: a primeira, no valor de US$ 4 mil, deve sair assim que o contrato for assinado nos próximos dias, viabilizando a aquisição da primeira parte do acervo; a segunda, os US$ 2 mil restantes, deve estar disponível em maio, completando a parte final do subsídio. A UFS tem até setembro para enviar à Universidade de Oxford um relatório final sobre o modo como a coleção tem ajudado os alunos e despertado o interesse pela pesquisa.

Arthur Grupillo contou com a ajuda do professor Adilson Koslowski, também do Departamento de Filosofia, para escolher os livros dentre a lista prévia disponibilizada pelo Ian Ramsey Centre. “Selecionamos livros dessa lista que podem fortalecer nossa pesquisa e estimular estudantes a se engajarem no tema”, afirma Arthur.

Foram escolhidas obras sobre a interdisciplinaridade entre Ciência, Filosofia e Religião. “São livros que pretendem colocar essas três coisas em diálogo; muitas vezes são coletâneas, outras são livros que pretendem limitar muito bem essas áreas ou procurar a interface entre elas”, conta o professor.

Os livros incluem assuntos como: Biologia Evolutiva, Neurociência, História das Religiões, Psicologia do Fenômeno Religioso e questões relacionadas ao início do universo ou à existência de Deus.

Arthur Grupillo diz que há alguns anos esses temas escaparam da área de interesse da pesquisa científica, mas têm voltado a ganhar espaço. “Essas grandes questões devem estar no escopo daquilo que interessa à ciência, inclusive por causa da dinâmica social a religião tem se tornado cada vez mais um tema relevante para a sociedade, então a universidade não pode achar que isso é de foro íntimo, deixando de aprofundar o assunto”.

Atualizado em: Sex, 24 de março de 2017, 09:55