Ter, 17 de outubro de 2017, 13:23

Servidores e estudantes realizam visita e promovem atividades com idosos do Same
Evento faz parte do calendário de ações da Progep pelo Dia do Servidor
Ação da Progep também distribuiu doações feitas por servidores da UFS. (fotos: Ronaldo Gomes/bolsista Ascom-UFS)

Na tarde dessa segunda-feira, 16, servidores e estudantes da Universidade Federal de Sergipe visitaram o Lar de Idosos Nossa Senhora da Conceição (Same) para fazer doações e incentivar a prática de atividades físicas. O evento faz parte do calendário de ações em comemoração ao Dia do Servidor, promovido pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep), cujas atividades se estendem até a próxima quinta-feira, 19.

Não é a primeira vez que a Progep realiza campanha para servidores realizarem doações. Neste ano, a pró-reitoria solicitou doações de utensílios de cama, mesa e banho. Ednalva Freire Caetano, pró-reitora de Gestão de Pessoas, sempre esteve à frente desses projetos e acredita que trabalhos assim devem ser incentivados cada vez mais.

“Para mim é uma coisa extremamente gratificante. Acho que tudo que pudermos fazer para melhorar a expectativa de vida desses idosos deve ser feito”, conta.

Socialização

Ednalva Freire Caetano, pró-reitora de Gestão de Pessoas, sempre esteve à frente dos projetos de ação social realizados pela UFS no Same.

E foi pensando na melhoria da expectativa de vida que estudantes de Educação Física da UFS desenvolveram um plano para promover, além da prática de atividades físicas, a interação e a socialização entre os idosos.

Durante boa parte da tarde, os alunos, sob a coordenação da professora Martha Bragança, dançaram, realizaram dinâmicas de grupo e levaram para fora dos muros da universidade o que eles aprendem na sala de aula.

“Nós fazemos uma atividade com os idosos que vai beneficiar a parte da autoestima, socialização, locomotora, cardiorrespiratória, mas também os nossos monitores vão aprender a adaptar e ajustar atividades com cunho recreativo e lúdico a pessoas que têm dificuldades enormes, desde dificuldades de locomoção, até dificuldades de compreensão”, afirma a professora Martha.

Prática de atividades físicas, dança e dinâmicas grupais fizeram parte das ações que os servidores e estudantes levaram para o lar.

Ela conta que essa é uma maneira de fazer com que os projetos de extensão dos quais esses alunos fazem parte (Ginástica de Academia no Campus, Coração Ativo e Ginástica Laboral) tenham efetividade fora da instituição. “Acho que nesse processo de mão dupla tem o trabalho de aprendizado, principalmente na formação dos alunos, e a experiência de vida que se leva”, diz a docente.

Uma das alunas que foram ao Same é Alexsandra Santos de Oliveira, voluntária do projeto Ginástica de Academia no Campus. Segundo ela, projetos assim “são uma forma de colocarmos em prática o que nós vemos em sala de aula, aplicar na prática a teoria. E também é importante para que os idosos se sintam valorizados, vejam que há pessoas lá fora que olham por eles”.

Atualizado em: Ter, 17 de outubro de 2017, 13:34