Qui, 24 de maio de 2018, 15:40

Projeto “Sementes da esperança” chega pela primeira vez em Sergipe
Exposição está no Centro de Vivência até o dia 1º de junho
Mostra foi traduzida para seis idiomas e já rodou 24 países. (fotos: Márcio Santana/Ascom-UFS)
Mostra foi traduzida para seis idiomas e já rodou 24 países. (fotos: Márcio Santana/Ascom-UFS)

Conscientizar as pessoas sobre a importância de repensar as relações humanas e introduzir a visão positiva de uma vida sustentável. Esse é o objetivo da exposição “Sementes da esperança: visões de sustentabilidade, passos rumo às mudanças”, que chega pela primeira vez no estado de Sergipe.

A mostra faz parte do projeto “Sementes da esperança”, uma iniciativa traduzida para seis idiomas e que já passou por 24 países. Sua realização é fruto da parceria entre a Soka Gakkai Internacional (SGI) e a Iniciativa Carta da Terra Internacional – Earth Charter Internacional (ECI) -, que visa a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e pacífica.

Segundo Eurico Leite Lisboa, relações públicas da Associação Brasileira SGI (BSGI), a organização tem o pensamento de que as pessoas tem um grande potencial e são capazes de transformar as circunstâncias para melhor a cada dia. Esta é a 17ª vez que o trabalho é realizado em solo brasileiro, já contando com a mostra sergipana.


Segundo Eurico Lisboa, da organização da exposição, a mostra “é uma oportunidade de grande reflexão em torno da vida”.
Segundo Eurico Lisboa, da organização da exposição, a mostra “é uma oportunidade de grande reflexão em torno da vida”.

“O trabalho reflete os princípios da Carta da Terra, principalmente no que diz respeito à aprendizagem, reflexão e empoderamento, princípio da liberdade. É instituir ao povo o direito de pensar e de decidir sua vida de forma organizada e que propicie condições melhores para a sociedade. É uma oportunidade de grande reflexão em torno da vida”, afirma Eurico.

A exposição

Com programação semanal que vai das 9h às 21h e aos sábados das 8h às 13h, a exposição segue até o dia 1º de junho no Centro de Vivência, campus de São Cristóvão.

A mostra reúne 40 banners que apresentam a história e a ideia do projeto de forma sequenciada. Ao final do tour, cada pessoa recebe um pacote de sementes de girassol. “A ideia é de que temos que ter um mundo melhor. Aqui as pessoas propõem ideias e levam a semente para plantar em casa”, explica Edileuza Gomes, monitora do projeto.


Ao final do tour, cada pessoa recebe um pacote de sementes de girassol.
Ao final do tour, cada pessoa recebe um pacote de sementes de girassol.

Ainda de acordo com Eurico, a parceria com a universidade foi pensada para coincidir com as comemorações pelo cinquentenário da universidade. “A UFS é uma instituição produtora de conhecimentos e já que este ano ela está completando 50 anos de atividades, a gente pensou em coincidir essa exposição nesse período comemorativo e então lançar esse apelo de reflexão social e acadêmica para estudantes”, diz.

Wellington Cardoso é aluno do curso de Medicina e conheceu a exposição pela primeira vez. “Achei bem interessante porque é a nossa realidade. Hoje a gente tem que ter um foco para a sustentabilidade porque o mundo já não aguenta mais tanto descaso. Tudo que é da natureza é de suma importância, não só pra gente, mas também para as futuras gerações”, afirma o estudante.

Ascom

comunica@ufs.br


Notícias UFS