Seg, 06 de julho de 2020, 08:26

Refeitório do Campus do Sertão já estará funcionando quando retornarem as atividades
Espaço com 70 assentos servirá 650 refeições por dia

Com a melhoria das condições sanitárias frente à Covid-19 que permitam o funcionamento dos refeitórios e restaurantes, e retorno das atividades presenciais na Universidade Federal de Sergipe, os estudantes deverão encontrar refeitórios em condições físicas e contratuais de funcionamento em quase todos os campi. Assim, serão oferecidas refeições diárias de qualidade com isenção de taxas para alunos em situação de vulnerabilidade econômica. São refeitórios modernos em estrutura padrão em módulos pré-fabricados.

Alunos receberão almoços prontos, com suco, no horário das 11h à 13h (Fotos: Dipro/UFS)

No Campus do Sertão, em Nossa Senhora da Glória, numa área próxima da Vivência, já está quase concluído o Refeitório Estudantil que servirá 650 refeições por dia. É uma área construída de 69 m² que abrigará a cozinha de distribuição e o refeitório para 70 estudantes sentados simultaneamente, num espaço adequado para atender a todos os 800 estudantes matriculados.

“É uma conquista para os alunos do Campus do Sertão”, comemora o professor Jodnes Vieira, diretor do Campus. Os alunos receberão almoços prontos, com suco, no horário das 11h à 13h, e poderão se revezar no refeitório climatizado e com pias para higienização. O controle de entrada e saída dos alunos vai garantir que todos possam utilizar o espaço. “Quatro funcionários farão o atendimento e o cardápio semanal será devidamente acompanhado por nutricionistas”, garante.

Investimento contribui para a permanência dos alunos, principalmente os mais vulneráveis, explica o pró-reitor de Assuntos Estudantis

“O Refeitório é executado em sistema pré-fabricado, com perfis metálicos e fechamento em painéis de isolamento termoacústico no revestimento de parede e teto, e painéis de vidro para a contemplação e uma melhor integração com o exterior”, acrescenta o professor Jorge Gonçalves, chefe da Divisão de Projetos – Dipro, da Superintendência de Infraestrutura da UFS.

“Os módulos possuem cobertura em telhas em aço pré-pintado, o que também protege contra as intempéries, conservando o material construtivo e dando um maior conforto térmico”, informa, explicando que a parte mais complexa da instalação desses modernos refeitórios é a infraestrutura.

“No Campus de Itabaiana, onde já tínhamos a parte da acessibilidade e cobertura, a infraestrutura está finalizada, faltando apenas a montagem dos módulos. No Campus da Saúde, em Aracaju, finalizamos o projeto e os módulos já foram adquiridos. Infelizmente, no momento da licitação da infraestrutura veio a pandemia, mas em breve retomaremos o processo. Em Lagarto, providenciaremos algumas adequações no refeitório, que é parte da Vivência, para promover maior proteção dos usuários e facilitar medidas de afastamento que possam ser necessárias”, relaciona Jorge Gonçalves.

Refeitório é climatizado e com pias para higienização

“A UFS tem, através da Coordenação do Sistema de Restaurante e Refeitórios, estudado modelos alternativos de funcionamento e que levem em consideração adaptações diante da situação que permanecerá quando vencida a emergência em saúde pública frente à Covid-19. É uma importante preocupação do reitor Angelo Antoniolli a garantia de permanência dos alunos, principalmente os mais vulneráveis, sendo a segurança alimentar uma de suas maiores preocupações e ações de investimento”, assegura o pró-reitor de Assuntos Estudantis, professor Mário Adriano dos Santos.

Marcos Cardoso

Gabinete do Reitor