Seg, 10 de agosto de 2020, 17:02

UFS cria grupo de trabalho para mapeamento de processos
Iniciativa irá ajudar na elaboração de políticas de risco e governança da universidade

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) criou um grupo de trabalho para levantar, organizar e disponibilizar, em plataforma específica, os seus processos de trabalhos. Essa iniciativa irá ajudar na elaboração de políticas de risco e governança.

“A gestão da UFS entendeu que a melhor forma de trabalhar seria criando um grupo de trabalho com docentes e técnicos, todos especialistas em gestão de processos organizacionais. O propósito central é levantar, mapear, validar e publicar todos os processo da universidade, desde rotinas operacionais até macroprocessos em nível institucional”, conta o coordenador do grupo, Jefferson David Araujo.

Segundo Jefferson, o mapeamento é a base para todas as demais ações da instituição, que está incorporando a sua gestão de processos de governança corporativa, transparência de dados, integridade e gestão de riscos. “É preciso ter os processos bem mapeados para que sirvam de insumo para o restante das ações. Além disso, é importante frisar que muitos processos já foram mapeados ao longo do tempo e agora serão revisados. O produto final será um portal com todos os processos, e qualquer cidadão pode acessar”.

De acordo com Fred Amado, que também faz parte do grupo, apesar do mapeamento não integrar propriamente o plano de integridade, ele o ajuda a identificar possíveis falhas de procedimento ou identificar pontos de melhoria. “Desta forma, trata-se de mais uma ação que ajuda a evitar eventos de fraude e corrupção que podem surgir nas atividades do órgão público”.

Para ter acesso à Portaria nº 555, que institui o grupo de trabalho, clique aqui.

Ascom

comunica@ufs.br


Atualizado em: Seg, 10 de agosto de 2020, 20:03
Notícias UFS