Dimensionamento

O dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES consiste num levantamento anual, em que é possível averiguar o grau de adequação entre o quadro de pessoal existente e as necessidades reais das instituições. Diagnosticada a situação em que o quadro funcional encontra-se quantitativamente inadequado para desenvolver as atividades dentro de uma instituição federal de ensino superior, é possível propor ao Ministério da Educação o redimensionamento do corpo funcional, sendo consideradas, entre outras, as seguintes variáveis: a) demandas institucionais, b) proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários, c) inovações tecnológicas; e d) modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição.

Em 2016 a Universidade Federal de Sergipe deu início ao projeto UFS Dimensiona, que resultou no primeiro dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo da instituição. Antes disso alguns trabalhos com propósitos parecidos foram desenvolvidos, a exemplo do Censo UFS, realizado em 2009, e do Mapeamento da Força de Trabalho, realizado em 2015 e publicado no ano de 2016.

O Projeto UFS Dimensiona está centrado nas diretrizes estabelecidas pela Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005.  Assim, o levantamento desenvolvido pelo DRS/PROGEP, com auxílio da Comissão de Dimensionamento das Necessidades de Pessoal da UFS (Portaria 786/2016 GR/UFS), resultou numa análise qualiquantitativa acerca das verdadeiras necessidades de pessoal da Universidade Federal de Sergipe no ano de 2016.

Mapeamento da força de trabalho da UFS_2015

Dimensionamento de pessoal 2016