Dimensionamento

O dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES consiste num levantamento anual, em que é possível averiguar o grau de adequação entre o quadro de pessoal existente e as necessidades reais das instituições. Diagnosticada a situação em que o quadro funcional encontra-se quantitativamente inadequado para desenvolver as atividades dentro de uma instituição federal de ensino superior, é possível propor ao Ministério da Educação o redimensionamento do corpo funcional, sendo consideradas, entre outras, as seguintes variáveis: a) demandas institucionais, b) proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários, c) inovações tecnológicas; e d) modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição.

Em 2016 a Universidade Federal de Sergipe deu início ao projeto UFS Dimensiona, este resultará no primeiro dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo da nossa instituição. Antes disso alguns trabalhos com propósitos parecidos foram desenvolvidos, a exemplo do Censo UFS publicado em 2009 e do Mapeamento da Força de Trabalho iniciado no ano de 2015, ambos os relatórios com foco puramente quantitativo.

O Projeto UFS Dimensiona desenvolve um estudo, com publicação prevista para o primeiro semestre de 2017, centrado nas diretrizes estabelecidas pela Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005, que define o Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em IFES.  Assim, o levantamento que está sendo desenvolvido pelo DRS/PROGEP com auxílio da Comissão de Dimensionamento das Necessidades de Pessoal da UFS (Portaria 786/2016 GR/UFS) resultará em uma análise quali-quantitativa acerca das verdadeiras necessidades de pessoal da Universidade Federal de Sergipe no ano de 2016.

Mapeamento da força de trabalho da UFS_2015