Dimensionamento

O dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo das Instituições Federais de Ensino Superior – IFES consiste num levantamento anual, em que é possível averiguar o grau de adequação entre o quadro de pessoal existente e as necessidades reais das instituições. Diagnosticada a situação em que o quadro funcional encontra-se quantitativamente inadequado para desenvolver as atividades dentro de uma instituição federal de ensino superior, é possível propor ao Ministério da Educação o redimensionamento do corpo funcional, sendo consideradas, entre outras, as seguintes variáveis: a) demandas institucionais, b) proporção entre os quantitativos da força de trabalho do Plano de Carreira e usuários, c) inovações tecnológicas; e d) modernização dos processos de trabalho no âmbito da Instituição.

Em 2016 a Universidade Federal de Sergipe deu início ao projeto UFS Dimensiona, que resultou no primeiro dimensionamento do quadro de pessoal técnico-administrativo da instituição. Antes disso alguns trabalhos com propósitos parecidos foram desenvolvidos, a exemplo do Censo UFS, realizado em 2009, e do Mapeamento da Força de Trabalho, realizado em 2015 e publicado no ano de 2016.

O Projeto UFS Dimensiona está centrado nas diretrizes estabelecidas pela Lei 11.091, de 12 de janeiro de 2005.  Assim, o levantamento desenvolvido pelo DRS/PROGEP, com auxílio da Comissão de Dimensionamento das Necessidades de Pessoal da UFS (Portaria 786/2016 GR/UFS), resultou numa análise qualiquantitativa acerca das verdadeiras necessidades de pessoal da Universidade Federal de Sergipe no ano de 2016.

Dimensionamento de pessoal 2017

Dimensionamento de pessoal 2016

Mapeamento da força de trabalho da UFS_2015

Resultado Preliminar (Edital 11/2018 - PROEST) - 19/07/2018