Sex, 17 de setembro de 2021, 16:31

UFS e Prefeitura de São Cristóvão discutem projetos para aproximar as instituições
Novas parcerias devem beneficiar alunos da universidade e a população do município
O prefeito Marcos Santa entregou ao reitor o Plano Diretor do município. (fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

A gestão da Universidade Federal de Sergipe (UFS) recebeu nesta sexta-feira, 17, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, acompanhado de secretários municipais. A reunião aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores e teve o objetivo de estreitar ainda mais os laços entre a universidade e o município que abriga a sede da UFS.

O reitor Valter Santana explicou que o objetivo é sempre propor novas parcerias e projetos que sejam benéficos tanto para os alunos da UFS, quanto para a Prefeitura de São Cristóvão. “São nessas potencialidades que a gente se encontra e será possível consolidar essas ações. Dentro do diálogo de aproximação, nós precisamos saber os problemas para que possamos chegar com a solução, entender a necessidade e pensar quais cursos e projetos podem ajudar a solucionar a demanda”, afirma Valter.

Reunião aconteceu na Sala dos Conselhos Superiores

O prefeito Marcos Santana reconheceu o apoio dado pela UFS nos últimos anos e reforçou a necessidade de poder contar ainda mais com a universidade. “É um desafio. Quero ter a universidade como um local onde eu busco um saber e fazer específicos. Nós temos tantos outros projetos que podem ser mais céleres e também muito melhores não só na parte financeira para o município, mas também de forma qualitativa com certeza”, informou o prefeito Marcos.

Os secretários da Fundação de Cultura e Turismo, Paola Santana, de Planejamento, Orçamento e Gestão, Josenito Santos, e de Infraestrutura, Júlio Júnior, colocam em pauta as demandas específicas de cada pasta. Ficou acordado que a Pró-Reitoria de Extensão da UFS fará a ponte para a comunicação com o município, incluindo a elaboração de um acordo de cooperação amplo.

Na oportunidade, o vice-reitor Rosalvo Ferreira ressaltou a importância de construir uma relação de ajuda mútua. “E que a prefeitura possa contribuir também com a universidade porque, como estrutura pública, nós temos amarras para certas coisas que às vezes a prefeitura tem mais facilidade de executar. Então tem algumas contrapartidas que a gente poderia encaminhar e há a possibilidade de estabelecer essa relação funcional dos dois lados”.

Novos projetos serão pensados para beneficiar de forma mútua a UFS e o município de São Cristóvão

Presenças

Além dos gestores da Prefeitura de São Cristóvão, diversos representantes da UFS participaram do encontro. Estavam presentes a pró-reitora de Extensão, Sueli Pereira, o diretor do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia, Roberto Rodrigues, os assessores da Reitoria, Jodnes Sobreira e Milton Serna, e a professora do Departamento de Direito, Karyna Sposato.

Letícia Nery – Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br