Sex, 15 de outubro de 2021, 16:16

UFS realiza II Semana da Agronomia do campus do Sertão
Evento aconteceu nos dias 13 e 15 de outubro
Encerramento do evento ocorreu na manhã desta sexta, 15. (foto: reprodução)

O Departamento de Agronomia da UFS (DEA) realizou nos dias 13 e 15 de outubro a II Semana da Agronomia do campus do Sertão. O encontro foi totalmente virtual, sendo transmitido no canal do YouTube da TV UFS. Foram discutidas as atribuições da engenharia agronômica e os desafios do profissional recém-formado, além de compartilhar experiências e direcionamentos para os estudantes.

No encerramento, o evento contou com a participação do engenheiro agronômico pela UFS Evandro Oliveira de Jesus, representante e técnico de vendas na Milharal do Nordeste, em Nossa Senhora da Glória.

Sabendo das dificuldades que os recém-formados enfrentam no mercado de trabalho, Evandro deu uma palestra com o tema “Mercado de trabalho e o que a empresa espera de um profissional de Engenharia Agronômica". Trouxe o contexto de Sergipe para esses profissionais e como os estudantes podem se preparar para encarar os desafios da profissão.

“Infelizmente não há muitos dados que mostrem essa questão de onde podemos encontrar esses profissionais da Agronomia. Sergipe, hoje, tem mais de 30 empresas distribuidoras de produtos - um mercado pequeno - e uma das coisas que podemos observar é a dificuldade de encontrar assistência técnica paga porque as empresas não contratam técnicos”, diz Evandro.

Evandro acrescentou que uma das formas mais abrangentes para trabalho no estado é a de projetos agropecuários, pois as empresas se credenciam em bancos e desenvolvem projetos de custeios e investimentos para as propriedades.

Somente na manhã de hoje, o encontro contou com a participação de mais de 130 pessoas.

Assista ao primeiro dia do evento aqui e ao segundo aqui.

comunica@academico.ufs.br

Atualizado em: Sex, 15 de outubro de 2021, 16:28