Ter, 25 de janeiro de 2022, 19:48

UFS instala Conselho Deliberativo dos Observatórios Sociais
Ato ocorreu em reunião realizada nesta terça, 25
“Por meio do Conselho dos Observatórios, temos os setores mais integrados para que sejamos mais efetivos no atendimento das demandas trazidas pela sociedade", pontua o reitor Valter Santana (Fotos: Pedro Ramos/AscomUFS)

Foi instalado, na tarde de hoje, 25, o Conselho Deliberativo dos Observatórios Sociais da Universidade Federal de Sergipe, em reunião que ocorreu na Sala dos Conselhos, na Cidade Universitária.

Reunindo membros da reitoria, pró-reitorias, diretores de Centro, o presidente da Fapese e representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos, o Conselho Deliberativo é a instância responsável por gerir e definir as políticas de ação para o cumprimento da missão dos Observatórios.

“Os Observatórios são essa estrutura pensada e planejada para que a universidade possa interagir com a sociedade recepcionando as demandas extramuros, e atender, com todo o seu potencial, a essas necessidades de forma direta ou indireta”, pontuou o reitor Valter Santana.

"A partir de agora teremos reuniões de trabalho para pensarmos juntos quais temas e demandas poderemos abraçar com o objetivo de apresentar soluções factíveis para o estado de Sergipe", explica Karyna Sposato, coordenadora dos Observatórios Sociais da UFS

Ele explica que, com a implantação do Conselho, essas demandas passarão a ser compartilhadas de uma forma mais efetiva pelas pró-reitorias. “Por meio do Conselho dos Observatórios, temos os setores mais integrados para que sejamos mais efetivos no atendimento das demandas trazidas pela sociedade”, finaliza.

Durante a reunião, a professora Karyna Sposato, coordenadora dos Observatórios, explanou as ações desenvolvidas pela instância, criada em 2018, como a produção de boletins, de diagnósticos, projetos, participação em redes e conselhos para a futura instalação de observatórios temáticos, destacando o esforço que vem sendo feito para implementação dos objetivos e da missão dos Observatórios Sociais.

O vice-reitor, professor Rosalvo Ferreira, destacou a quantidade de demandas que têm sido trazidas à gestão da UFS pelos municípios, nas mais diversas áreas, e a responsabilidade da instituição em fornecer respostas. “A instalação deste Conselho é um momento ímpar, que merece ser destacado, como um movimento em prol da sociedade sergipana”, disse.

Os Observatórios agora enfrentam o desafio de qualificar as ações que já vêm sendo desenvolvidas e deliberar sobre o que poderá ser feito. É o que explica a professora Karyna. "A partir de agora teremos reuniões de trabalho para pensarmos juntos quais temas e demandas poderemos abraçar com o objetivo de apresentar soluções factíveis para o estado de Sergipe. O Conselho é justamente essa esfera administrativa que reúne ações de todas as pró-reitorias, com a participação das entidades e fundação para concretizar a missão de ampliar a relação da Universidade com a sociedade".

Conselho Deliberativo reúne membros da alta gestão, diretores de Centro, o presidente da Fapese e representantes dos docentes, discentes e técnicos administrativos com a missão de gerir e definir as políticas de ação dos Observatórios Sociais da UFS

Composição

O conselho Deliberativo foi instalado com os seguintes membros, além do reitor ou vice-reitor (que atuam como Presdidente/Vice-Presidente), e da coordenadora dos Observatórios, que atua como secretária geral:

PROEX

Titular: Profa. Dra. Sueli Maria da Silva Pereira