Sex, 20 de maio de 2022, 14:06

Títulos Saberes e Fazeres e Artes e Cultura Popular e Prêmio Destaque UFS marcam agenda de aniversário da universidade em Laranjeiras
Mais de 20 pessoas foram homenageadas

A Universidade Federal de Sergipe (UFS) concedeu ontem, 20, os títulos de Mestres em Saberes e Fazeres e de Artes e Cultura Popular e entregou o Prêmio Destaque UFS durante solenidade alusiva aos 54 anos da universidade, no auditório do Campus de Laranjeiras.

A transmissão da cerimônia foi feita pelo canal da TV UFS, no YouTube.


Solenidade faz parte das comemorações alusiva aos 54 anos da Universidade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)
Solenidade faz parte das comemorações alusiva aos 54 anos da Universidade (Fotos: Adilson Andrade/Ascom UFS)

O reitor da UFS, Valter Santana, enfatizou que essa foi a primeira entrega de títulos aos mestres de forma presencial. “Essa é a primeira vez que conseguimos homenagear presencialmente quem tanto faz pela cultura e pela Universidade Federal de Sergipe. Nós agradecemos aos mestres, que proporcionam tanto conhecimento aos nossos alunos. A filosofia da universidade é reconhecer esse valor”.

Fazem jus aos méritos em Saberes e Fazeres pessoas com reconhecimento popular, como mestres de saberes e fazeres populares ou tradicionais. Já em Artes e Culturas Populares, pessoas que se expressam, por meio de diversas linguagens artísticas, ritos sagrados e festas comunitárias, brasileiros natos ou naturalizados de sabedoria notória, reconhecida entre seus pares ou por especialistas, cuja vida e obra foram dedicadas à proteção da cultura imaterial do Brasil.

Já o Prêmio Destaque UFS, instituído pela Portaria Nº 293/2022/GR, foi entregue a representantes do Campus de Laranjeiras que contribuiram para a efetividade de ações com impactos e relevância nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e gestão, e que convivem e interagem com a comunidade universitária.


Na imagem, o vice-reitor e presidente da comissão de comemoração dos 54 anos da UFS
Na imagem, o vice-reitor e presidente da comissão de comemoração dos 54 anos da UFS

Para o vice-reitor da instituição e presidente da comissão de comemoração dos 54 anos da UFS, Rosalvo Ferreira, a entrega dos títulos é uma forma de reconhecer e fortalecer todos os tipos de conhecimento. “A universidade reconhece uma dívida história com o saber não acadêmico e popular. Sempre buscamos trazer para dentro da universidade espaços de discursão. E estamos trazendo um reconhecimento formal”, destacou Rosalvo.

Também, como parte da solenidade, aconteceram apresentações culturais, como a do poeta Joselino Franco e do grupo Samba de Pareia da Mussuca.


Grupo Samba de Pareia da Mussuca fez parte da programação
Grupo Samba de Pareia da Mussuca fez parte da programação

A pró-reitora de Extensão da UFS, Sueli Pereira, comemorou o sucesso do edital. “O edital para a concessão do título foi publicada no dia 12 de novembro de 2021, e recebeu inscrições de diversas partes do estado. Ficamos muito felizes com o número de inscritos. Tivemos a participação de candidatos e candidatas de Aracaju, Arauá, Nossa Senhora do Socorro, Laranjeiras, Nossa Senhora de Fátima, Aquidabã e Simão Dias”, destacou a pró-reitora.

Ascom UFS

comunica@academico.ufs.br


Atualizado em: Sex, 20 de maio de 2022, 16:20
Notícias UFS