Ter, 04 de outubro de 2022, 11:02

Projeto da UFS promove práticas de esporte a crianças, jovens e PCDs
Academia & Futebol é iniciativa do Departamento de Educação Física e objetiva promover o acesso à prática e à cultura do esporte
1g6a7290

Criado com o objetivo de promover o acesso à prática e à cultura do futebol para crianças, jovens e deficientes auditivos, o Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Sergipe desenvolveu em março de 2022 o projeto de extensão Academia & Futebol.

O projeto é um convênio do programa nacional executado pelo Ministério da Cidadania e garantiu recursos para compra de materiais esportivos. Em seis meses de execução, o Academia & Futebol já está atendendo cerca de 225 alunos das escolas públicas da rede municipal de Aracaju e São Cristóvão que se encontram em áreas de vulnerabilidade social.

Segundo o coordenador do projeto, professor Ailton Fernando, além de promover o acesso à prática e cultura do futebol e melhoria da qualidade de vida, o Academia & Futebol também contribui para com o desenvolvimento humano e para o processo de inclusão educacional e social.

1g6a7329

“O objetivo do projeto não será formar atletas. Caso isso aconteça, será uma consequência. Nós utilizamos o futebol como elemento agregador para trabalhar valores sociais, buscando instigar os alunos a desenvolver o lado crítico como cidadão, para que eles saibam quais são os seus direitos e deveres e, assim, melhorar o seu comportamento seja ele na sala de aula ou com sua família”, explica o Professor Ailton.

As aulas são realizadas no campo de futebol da UFS nos dias de segunda, terça, quarta e quinta pela manhã, das 8h30 às 10h30 e às segundas e quartas, das 14h às 18h, nas categorias masculina e feminina. Dentro do Academia & Futebol também tem a modalidade futsal para surdos, atendendo uma demanda de cerca de 20 deficientes auditivos de diferentes cidades do estado de Sergipe. As atividades acontecem às segundas e quartas, das 9h30 às 10h30 min, no ginásio do Campus São Cristóvão. Para promover a comunicação entre professores e alunos, o programa conta com uma bolsista intérprete de Libras.

O coordenador do projeto salienta também que, além do futebol, há uma assistência disponibilizada para as crianças em parceria da universidade com mais de 20 bolsistas da área da fisioterapia, odontologia, nutrição, reforço escolar com aulas de português e matemática, psicologia, da terapia ocupacional, medicina e ecologia, que dão atendimento não só às crianças mas também aos familiares.

1g6a7362

“É importante fazer pesquisas avaliativas nas crianças, pois é a partir dos testes nutricionais, psicológicos, físicos, de desempenho motor, de equilíbrio que vamos entender quais as dificuldades corporais, biológicas e genéticas que as crianças enfrentam”, comenta ele.

Para Ailton, o apoio e a parceria com outros cursos são importantes para saber quais fatores impedem o aluno de comparecer às aulas. Recentemente, foi realizado um teste nutricional onde foi constatado que a maioria dos alunos se encontra desnutrida, com déficit de cálcio muito grande, o que significa que muitos alunos não estão se alimentando bem. Através dessa ficha, o programa está organizando seminários e palestras nas escolas para que seja repassada a importância do hábito da alimentação saudável e nutritiva, e com o auxílio dos diretores, tentar sanar o problema mesmo com a carência que algumas famílias passam.

1g6a7300

Estudante de Odontologia da UFS do Campus de São Cristóvão, Bruna Eduarda é intérprete de Libras e auxilia na comunicação entre os professores e os alunos com deficiência auditiva. Para ela, ter um programa com esse viés na UFS permite que ela coloque em prática tudo aquilo o que ela está aprendendo no curso para intérpretes.

“Esse tipo de projeto é importante, pois dá a possibilidade de os deficientes auditivos participarem de atividades físicas e também possibilita aqueles que não possuem assistência médica a terem acesso aos cuidados básicos de saúde”, comenta Bruna.

1g6a7294

É o caso do aluno do projeto Cristian Gabriel, de 15 anos. Christian, que mora em Laranjeiras, conta com a ajuda da intérprete Bruna para informar que, para participar das aulas promovidas pela Academia & Futebol para surdos, acorda às 5h da manhã e que conheceu o projeto através de uma divulgação feita pelo colégio onde estuda, o Ipaese. Para ele, a experiência está sendo enriquecedora, pois entrou no projeto achando que seria apenas um simples jogo de futsal, quando, na verdade, seria um treino para desenvolver a parte física, trabalhar o fator de formação da cidadania e de melhoria da qualidade de vida, além do acesso à assistência médica, e aos cuidados básicos de saúde.

Qualquer estudante das rede municipal de ensino em Aracaju e São Cristóvão podem participar do projeto.

Gabriel Silva - bolsista

Jéssica Vieira - Ascom UFS