Cadastro de Evento Externo de Capacitação

Setor responsável
Divisão de Desenvolvimento de Pessoal - DIDEP/DDRH

Definição
Cadastro de dados referentes a qualquer evento de capacitação que o servidor realize externamente e que não pertença ao Plano Anual de Capacitação da UFS.

Requisitos e procedimentos
O cadastro de eventos externos é um serviço destinado aos servidores Docentes e Técnico-Administrativos da UFS. 
Para solicitar cadastramento do evento externo o servidor precisa preencher formulário contendo todas as informações e finalidade da capacitação. Posteriormente encaminhá-lo à DIDEP através de Memorando Eletrônico com o título Cadastro de evento externo de capacitação.

Informações
Evento de capacitação é toda ação de capacitação que contribua para o desenvolvimento do servidor, a exemplo de cursos, treinamentos, grupos formais de estudo, intercâmbios, estágios, seminários, congressos e outros que atendam à finalidade.

Os eventos externos de capacitação podem ser presenciais, semipresenciais e a distância.

Caracteriza-se também como evento externo de capacitação os eventos promovidos por outras Unidades ou Pró-Reitorias da UFS que não a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.

Para o servidor Docente o cadastro terá finalidade informativa, devendo ser realizado apenas para os eventos não vinculados a licenças ou afastamentos. Nesse caso, os dados serão coletados junto à DICADT.

Para o servidor Técnico-Administrativo podem ser cadastrados eventos de capacitação que tenham sido realizados com a finalidade de desenvolvimento na carreira, servindo assim à sua progressão funcional, bem como eventos realizados com outros objetivos de crescimento profissional e pessoal.

Prioritariamente o evento deve ser cadastrado antes da sua realização. Contudo, o cadastramento pode ser efetuado com o evento em andamento, ou mesmo já concluído.

Para o servidor Técnico-Administrativo o cadastro prévio do evento também visa informar sobre a validade do certificado para posterior progressão funcional por capacitação, se essa for a intenção.

Todos os dados coletados comporão relatórios de gestão e funcionarão como instrumento de planejamento que informa sobre novas demandas de capacitação. Essas demandas poderão ser ofertadas internamente através do Plano Anual de Capacitação.

Fundamentos legais
Trata-se de um serviço de ordem interna da PROGEP, não previsto em nenhuma legislação específica, com o objetivo de coletar dados sobre a capacitação do servidor.

Fluxo do processo

PassoSetorProcedimento
1DIDEPRecebe Memorando de solicitação de cadastro do evento e analisa a finalidade. Envia processo ao DAAS se a finalidade da capacitação for Progressão Funcional.
2DAASInforma se o evento cadastrado atende critérios exigidos para progressão funcional.
3DIDEPRecebe resposta do DAAS e responde ao servidor através de Memorando.
Formulário: ( X ) Sim   (   ) Não          Processo: (   ) Sim   ( X ) Não

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Formulário - Cadastro de Evento Externo