Ter, 02 de maio de 2023, 15:24

PROGEP alerta para fraudes pelo aplicativo Sougov.br
Orientações de segurança para servidores, aposentados e pensionistas

Com o objetivo de evitar eventuais fraudes e golpes, a PROGEP aconselha os usuários do SouGov.br (servidores, aposentados e pensionistas) a adotarem precauções adicionais durante a utilização do aplicativo e/ou website.


Utilizando o SouGov.br, é possível acessar informações pessoais, funcionais e financeiras, além de realizar operações de consignação. Por isso, orientamos a todos que verifiquem se os dados pessoais cadastrados estão corretos e atualizados e tenham cuidado redobrado durante o uso da plataforma.


Alerta!

O aplicativo tem sido alvo de invasões, nas quais os invasores alteram inicialmente as informações de contato, como número de telefone e e-mail. Posteriormente, a senha é modificada e o aplicativo é utilizado para solicitar empréstimos e obter informações pessoais com o objetivo de cometer fraudes.


Dicas de Segurança

Portanto, recomenda-se:

  • Não divulgar a senha pessoal para terceiros e evitar armazená-la em dispositivos móveis ou computadores, pois em caso de perda ou roubo, as informações podem ficar vulneráveis;
  • Ao utilizar equipamentos em locais públicos para fazer login, certificar-se sempre de encerrar a sessão imediatamente após o uso;
  • Verificar se há alguma alteração no endereço de email e/ou telefone cadastrados nos sistemas da UFS, no Portal GOV.BR e no aplicativo SOU GOV.

Caso exista alguma divergência ou algum dispositivo desconhecido realizar login em sua conta SOUGOV.BR, siga, imediatamente, as instruções disponíveis nos links a seguir, que contém os tutoriais de acesso e segurança da sua conta gov.br.

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/acesso-sou-gov-br-senha-gov-br-e-instalacao/1

https://www.gov.br/servidor/pt-br/acesso-a-informacao/faq/sou-gov.br/seguranca-sougov/copy_of_seguranca-sougov


É importante ressaltar que a gestão do aplicativo em questão não é de responsabilidade da UFS, uma vez que cabe ao governo federal essa atribuição.


Atenciosamente,
Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas


Atualizado em: Ter, 02 de maio de 2023, 15:50
Notícias UFS