Pesquisa de Clima Organizacional 2022

Considerando a importância da aplicação da Pesquisa de Clima Organizacional (PCO) na Universidade Federal de Sergipe (UFS), corroborada pelo Plano Estratégico em Gestão de Pessoas – 2022, foi realizado um amplo trabalho de preparação, divulgação e análise de resultados, coordenado pela Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP).

A PCO é uma ferramenta utilizada para mensurar se o ambiente organizacional encontra-se equilibrado e emocionalmente saudável, contribuindo para o bom relacionamento entre os colaboradores e, consequentemente, para o aumento do bem-estar e qualidade de vida no trabalho.

Nesse sentido, o objetivo da pesquisa foi mapear as percepções dos docentes, técnico-administrativos e terceirizados da UFS sobre diversos aspectos que envolvem o ambiente de trabalho, possibilitando maior assertividade para o Plano Estratégico de Gestão de Pessoas 2023. Importante destacar o apoio da Diretoria de Editoração, Comunicação Institucional e Produção Audiovisual (DECAV) e da Coordenação de Redes (CORED)/STI na divulgação e disponibilização da pesquisa para todos os participantes.

A UFS hoje conta com um corpo técnico representado por 1.605 docentes, 1.370 técnicos e 762 terceirizados, totalizando 3.737 colaboradores, que tiveram acesso à pesquisa por meio do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Humanos (SIGRH) no período de 01 a 31 de Agosto de 2022. No entanto, apenas 1.967 usuários responderam à pesquisa, o equivalente a 52,64%.

Nesse sentido e ainda considerando a adesão fora do esperado, os dados levantados são relevantes para um estudo mais aprofundado e posterior planejamento de ações com o intuito de atender a real necessidade do público pesquisado possibilitando melhorias a serem promovidas e estimulando os servidores e terceirizados a realizarem suas tarefas de maneira mais harmoniosa. Além disso, com as informações coletadas, também será possível promover ações que poderão tornar o local de trabalho mais agradável e acolhedor, gerando um maior engajamento de todos.

Considerando tal importância, pretende-se replicar a pesquisa a cada dois anos a fim de que haja um acompanhamento gradativo das mudanças positivas no ambiente de trabalho, possibilitando uma gestão de pessoas mais proativa e eficiente.

Boa leitura!

Pesquisa de Clima Organizacional UFS 2022